Sufrágio

11 de set. de 2011

O fogo do Purgatório.

Além do sofrimento da pena do dano ou da privação da vista de Deus, da posse da visão beatífica, a Igreja nada definiu sobre a natureza das outras penas do Purgatório.  O Concílio de Florença diz que as almas são privadas temporariamente da visão beatífica e são purificadas de toda mancha por penas expiadoras. Dentre estas penas está a dos sentidos, e comumente concordam quase todos os autores, se trata da pena do fogo no purgatório e um fogo terrível criado pela justiça Divina, para purificação dos justo, para acrisolar o ouro das almas. Os teólogos em geral e em sentença comum, afirma que se trata de fogo verdadeiro e não metafórico. Fogo que queima mil vezes mais que o fogo da terra, que comparado a ele não é mais do que o de uma pintura para a realidade. Os santos Padres e os Teólogos escolásticos admitem o fogo real. Como pode um fogo material atormentar a alma que é espiritual?  É um mistério. todavia, não temos outro mistério que é o da alma espiritual agir sobre o corpo material  Por que a justiça de Deus não poderia fazer com que o fogo material agisse sobre a alma espiritual?   Diz claramente santo Tomás de Aquino:
" No Purgatório há dois sofrimentos: a pena do dano, que consiste no retardamento da visão de Deus, e a pena dos sentidos, castigo proveniente de um fogo material. A questão do fogo do Purgatório foi muito discutida no século IV. Santo Agostinho conclui pela existência do fogo material. No século XIII Santo Tomás segue a opinião de Santo Agostinho. A pena do fogo! Como é terrível! Não é menor em intensidade do fogo do inferno. Este fogo, diz São Gregório Magno, instrumento da Divina Justiça, faz sofrer mais tormentos e muito mais cruéis do que tudo quanto sofreram os mártires nos suplício inimagináveis. As maiores dores são as que afetam a alma, comenta Santo Tomás. Toda a sensibilidade do corpo vem da alma. O que não será uma dor que vem ferir diretamente a alma?  Pois o fogo material, fogo misterioso, dotado de um poder extraordinário, pela justiça Divina, atinge directamente a alma e a fere dolorosamente. Que fogo, meu Deus! que castigo tremendo! Como sofrem as pobres almas nesta fornalha abrazadora! Tantas revelações particulares nos mostram o fogo do Purgatório, fogo real, fogo terrível. verdadeiro fogo.
Porque discutir quanto a unanimidade quase dos Doutores e santos Padres e tantos teólogos seguros nos falam com uma eloquência tão impressionaste da realidade do fogo do Purgatório?  São Boaventura escreve: " O fogo do Purgatório é um fogo material que atormenta a alma dos justos que não fizeram penitencia neste mundo. Fogo! Esta palavra faz tremer. Já exclamava Isaías: que dentre vós poderá habitar em meio de um fogo devorador?  Façamos penitencias agora, aliviemos o fogo de nosso Purgatório.
É terrível o fogo que nos espera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário