Sufrágio

26 de ago de 2010

Deveres sagrados e esquecidos

Sim, bem sagrados e graves são nossos deveres para com os mortos. Temos obrigação de justiça e de caridade em sufragar os defuntos. Não bastam lágrimas, flores,coroas, homenagens póstumas. Tudo isto é mais consolo para os vivos que alívio para os mortos, dizia santo Agostinho.
Devemos, pois, socorrer os defuntos.

1º - Em razão do parentesco e do sangue.

2º - Por gratidão, aos benfeitores nossos.

3º - Por justiça.

4º - Por caridade.

Próximos mais próximos de nós, dizia São Francisco de Sales, naturalmente são nossos pais.
Não nos esqueçamos da alma de um pai querido, de uma saudosa mãe.
foram tão carinhosos e se sacrificaram por nós!
Não estarão talvez no purgatório? Nosso amor filial os canonizou logo depois da morte e os colocou no céu!
Ah! e talvez gemam e sofram no purgatório. Estão salvos, é verdade, no seio de Deus, entre as santas almas, porém.... são terríveis os sofrimentos do purgatório.
Há de ser penoso e horrendo o esquecimento dos nossos nas chamas do purtório!
Não sejamos ingratos. Oremos por todos quantos nos fizeram algum benefício na terra. A gratidão não pode morrer à beira da sepultura de nosso benfeitor. vai além, corre em auxílio das almas do purgatório!
E, finalmente, deveres de justiça e caridade. De justiça porque somos obrigados a orar por aqueles aos quais estamos ligados por laços de parentesco e de gratidão.
E...... caridade. "Não há, diz São Francisco de Sales, maior ato de caridade do que orar pelos mortos. É um resumo de todas as obras de caridade.
Lembremo-nos das pobres almas sofredoras do purgatório. Não temos criaturas que tanto amamos na terra e que hoje nos ferem o coração por uma saudade amarga?
Ah! não bastam as lágrimas e as flores da sepultura.Isto é mais consolo para os vivos.
O que aproveita aos mortos é sufrágio. Santifiquemos nossa saudade pela caridade.
Lembramo-nos que talvez gemam no purtório os que tanto amamos! Por eles mandemos celebrar o santo sacrifício da Missa, façamos algum ato de caridade aos pobres,uma Comunhão, um Rosário de Maria!

Jaculatória.

Senhor, em vossa mãos encomendo o meu espírito, Guia-me no caminho do bem e da virtude,tende piedade de nós, das almas e de todos os pecadores do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário