Sufrágio

15 de out. de 2011

Devoçõ as Almas do Purgatório.

Autoridade irrecusável de Santa Teresa nos ensina quanto esta devoção é agradável a Deus, e com que impaciência (se assim é permitido falar) Ele se digna desejar ardentemente a libertação das almas do purgatório, cuja cuidado, contudo, entrega á nossa caridade. No livro das Fundações nos diz ela que D. Bernardino de Mendoza lhe deu uma casa, um jardim e uma vinha para estabelecer um convento em Valladolid. Dois meses depois desta doação, antes desta concluída a fundação, este homem caiu subitamente doente e perdeu o uso da fala, de sorte que se não poude confessar, dando todavia sinais não equívocos de contrição. " Não tardou a morrer, diz Santa Teresa, longe do lugar onde eu estava nessa ocasião. Mas Nosso Senhor me falou e me fez saber que aquele homem se salvara (conquanto houvesse corrido grande risco de se não salvar), pois a misericordia de Deus abaixara sobre ele, por causa dos donativos que fizera ao convento da Santíssima Virgem; todavia, sua alma não sairia do purgatório antes de se dizer a primeira missa na nova casa. Senti tão profundamente os sofrimentos desta alma, que não obstante o meu grande desejo de concluir no mais curto prazo possível a fundação de Toledo, suspendi logo esta, para trabalhar na de Valladolid. Um dia que eu estava em oração em Medina del Campo, Nosso Senhor me disse que me apressasse, pois que a alma de Mendoza estava sendo pasto dos mais pungente sofrimentos. Pus-me logo a caminho, embora não estivesse preparada para isso, e cheguei a Valladolid no dia da festa de S. Lourenço. Santa Teresa continua sua narrativa e nos diz que depois de haver recebido a sagrada comunhão, á primeira missa que foi celebrada na nova casa, a alma do seu benfeitor lhe apareceu radiante, e em seguida a viu entrar no ceú. Ela não esperava que tal sucesso coroasse seus pios esforços, como ela própria observa, "pois, diz ela, conquanto me houvesse sido revelado que o livramento desta alma se seguiria á primeira missa, pensava eu que isto devia significar a primeira missa em que o Santíssimo Sacramento fosse encerrado no tabernáculo." Poderíamos multiplicar quase até ao infinito as revelações dos Santos, que provam o favor com que Nosso Senhor acolhe uma devoção, que tão de perto toca os seus mais caros interesses.

Santa Teresa D'Ávila, rogai por nós!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário