Sufrágio

31 de out. de 2010

Meios Fácil

Sim, é o mais fácil dos meios de socorrer os mortos, a oração. Alguns podem achar difícil o jejum, ou a mortificação, podem se queixar da pobreza que não lhes permite dar esmolas, mas quem pode se excusar e desculpar-se do não poder orar? A mais curta oração feita com as devidas disposições é um alivio para as almas do purgatório. Quem não pode bradar: dai-lhes Senhor, o descanso eterno!
Fêz Nosso Senhor tantas promessas à oração! " Pedi e recebereis, batei e se vos há de abrir. É preciso sempre orar ". A oração de Marta e Maria leva Jesus a ressuscitar Lázaro. Nossas preces pelas almas hão de tirar as pobres almas daquele estado de sofrimento em que se encontram.
As lágrimas, as flores, os mausoléus pomposos nada aproveitam aos mortos. É melhor rezar por eles. " Poupai vossas lágrimas, pelos defuntos dizia São João Crisóstomo, e dai-lhes mais orações".
Escreve Santo Ambrósio numa das suas cartas a Faustinus, que acabava de perder a irmã ; " é preciso assisti-la com orações mais do que chorá-la, e convém recomendar a sua alma muito a Deus na oração.Repitamos também esta recomendação a tantos que choram seus mortos sem se lembrarem de uma prece, de uma Santa Missa, de uma obra de caridade para sufragar-lhes as pobres almas. Quantas orações tão belas e eficazes e poderosas para o sufrágios dos nossos mortos! O Pai Nosso, a Ave Maria, o De profundis, o Ofícios dos mortos. A Igreja nossa Mãe, nos dá exemplo de oração pelas almas. Desde os tempos primitivos, e já nas catacumbas, a prece pelos defuntos era conhecida e praticada na Igreja. É muito agradável a Deus a oração pelas almas. Um dia Santa Gertrudes rezava com fervor pelos defuntos, quando Nosso Senhor lhe féz ouvir estas palavras: " Eu sinto um prazer todo especial pela oração que me fazem pelos fiéis defuntos, principalmente quando vejo que à compaixão natural se junta a boa vontade de tornar mais meritória. A oração dos fiéis desce a todo instante sôbre as almas do purgatório como orvalho refrigerante e benéfico, como bálsamo salutar que adoça e acalma suas dores e ainda as livra das suas prisões mais ou menos rápidamente, confrome o fervor da devoção com que é feita". Noutra ocasião, disse Nosso Senhor a sua serva querida: " Muitíssimo grata me é a oração pelas almas do purgatório, porque por ela tenho ocasião de libertá-las das suas penas e introduzi-las na glória eterna". Eis aí um meio tão poderoso de ajudar as pobres almas, e tão fácil, tão ao nosso alcance! Oremos e muito pelas almas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário