Sufrágio

22 de out. de 2010

Missas Gregorianas

Que são Missas Gregorianas? Antes de responder, vejamos a sua origem. Num mosteiro de São Gregório, um monje chamado Justo, contrariando o voto de pobreza a que são obrigados os religiosos, se apoderou de três moedas de ouro. Quando estava para morrer, arrependido, confessou a um seu irmão a falta. Realmente, se encontraram as três moedas entre os objetos do defunto monge. Chegou isto ao conhecimento de S. Gregório. O santo, que zelava tanto a disciplina e tinha horror a violação do voto da pobreza, proibiu qualquer visita ao enfêrmo. Este sentindo-se abandonado, queixou-se. É o castigo da tua falta contra a pobreza, disseram-lhe. Morreu o Irmão Justo pouco depois e São Gregório não permitiu que fôsse sepultado entre os seus Irmãos. Mandou lançá-lo numa sepultura, fora do convento, e as três moedas de ouro foram enterradas com ele, enquanto a Comunidade repetia as palavras de São Pedro a Simão de Samaria: Pereça contigo o teu dinheiro!
Isto produziu uma impressão profunda entre os monjes, que dali por diante se despojaram de tudo e viveram na mais estrita pobreza. Trintas dias depois, são Gregório, entretando, compadecido da alma do pobre monje, manda celebrar vários dias a Santa Missa por sua alma. Apareceu a alma de justo no fim de trinta dias e disse: "Até agora estava muito mal sofria muito, mas agora estou muito bem, fui admitido na companhia dos Santos". E desapareceu.
O Irmão narrou aos Superiores e contaram justamente trintas dias desde a primeira Missa celebrada. Daí a origem de se mandar celebrar as Missas chamadas Gregorianas, em trintas seguidos. Segundo a crença piedosa , elas libertam as almas por quem são oferecidas. Eis a origem das Missas Gregorianas. A fé que tem o povo cristão na eficácia destas Santa Missas Gregorianas, é piedosa e racional e aprovada pela Igreja, diz a Sagrada Congregação das Indulgências - Decreto - II de março de 1884. As condições são as seguintes: as trintas Missas devem ser celebradas em trintas dias contínuos e sem interrupção. Se por acaso nestes dias caírem os três últimos dias da Semana Santa, a interrupção não altera. Podem ser celebrada depois em seguida. Assim decidiu o Papa Bento XIV. Devem ser aplicadas as trintas Missas por uma só e a mesma alma e não por diversas. À alma cuja libertação se deseja. Todavia, não é necessário que as Missas sejam celebradas pelo mesmo sacerdote, numa mesma igreja e altar. O essencial é que sejam celebradas trintas Missas por um defunto em trintas dias consecutivos. Eis o que são, as condições das Missas Gregorianas. Por que deixar este tesouro, quando nos é possível mandar aplicá-lo no resgate de almas de entes queridos nossos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário